A rádio que toca poesia!

A Rádio Comunitária Esplanada FM está na rede!!!

Ela foi criada em dezembro de 1996 com o nome de Associação de Difusão Comunitária. O seu nome original era Associação de Radiodifusão Comunitária, porém o cartório se recusou a registrá-lo como “Radiodifusão e tivemos que alterá-lo para “Difusão”.  Assim nasceu o primeiro estatuto  especifico de rádio comunitária. Esse estatuto foi amplamente divulgado em cartilhas produzidas por parlamentares apoiadores da Abraço e atualmente existem inúmeras rádios por todo o país com essa mesma denominação.

A história é um pouco ingrata. Mesmo sendo uma das primeiras entidades a entrarem com solicitação de autorização no MiniCom, até hoje não conseguiu, sendo que da ultima vez, no aviso de habilitação 068, teve que mudar de CNPJ, pois com a demora terminou por perder o original de 1996 e, para isso teve que mudar de nome tb.  Passou a se chamar ASSOCIAÇÃO DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA ESPLANADA e ainda por cima teve o processo arquivado com a negativa de autorização mais uma vez.

Mas... A luta continua.

Estamos na rede por meio deste endereço www.radioesplanadafm.org e mantemos uma programação 24 horas por dia tocando somente musicas de artistas brasilienses, levando a boa música produzida na Capital Federal para o resto do mundo.

Atualmente temos apenas um programa ao vivo: o BRASÍLIA NA REDE, das 11 às 12h, de segunda a sexta. Mas, estamos investindo na emissora e assim que conseguirmos recursos vamos ampliar o número de programas incluindo programas noticiosos.

Temos vários sindicatos associados e estamos trabalhando para envolver as APM Associações de Pais e Mestres das escolas do Plano Piloto para que as crianças tenham oportunidade de fazer rádio a partir de suas escolas.

A principal parceria jornalística é com a Agência Abraço, com a qual compartilhamos nossa sede e estrutura.

Estamos preparando um recurso junto ao MiniCom para o desarquivamento do processo para que possamos fazer nossas transmissões também em FM .

A sua abrangência será o Plano Piloto, Asa Sul e Norte e Esplanada dos Ministérios e tem como associados os principais sindicatos de Brasília, das APAM das escolas públicas e privadas e de outras entidades sem fins lucrativos sediadas nessa área.

Ela é também aberta para os moradores residentes nesse território.

A proposta é fazer uma programação diferente das FM comerciais, plural e com a participação da comunidade e dos alunos das escolas associadas.

Aguardem.

Obrigado pela companhia de vocês e, curtam a nossa programação musical e acompanhem nossos noticiários.

Abraço.

José Sóter

Presidente

CRS 505, Bloco A Entrada 11 Sala 105
Asa Sul - Brasília/DF
CEP: 70.350-510

Tenha você também a sua rádio